Habilitação de Moto: Como Tirar e Quanto Custa

Se você está pensando em ter sua habilitação de moto em 2019, ou quer outras dicas sobre a CNH, este artigo completo vai esclarecer todas as suas dúvidas rapidamente e de forma simples.

Você vai saber tudo sobre habilitação, pontuação CNH, renovação CNH, qual moto não precisa de habilitação e não vai mais precisar pesquisar sobre isso, já poderá começar a pesquisar o que é realmente importante, os preços de autoescola, para já se matricular o quanto antes e estar rapidinho com a habilitação na mão.

As dúvidas mais comuns são sobre o preço para tirar carteira de moto e quanto tempo leva para tirar habilitação de moto. Não é demorado, mas também não é muito barato. Acompanhe o artigo até o final para saber os segredos para tirar habilitação. Confira tudo agora!

Habilitação de moto é A ou B?

A categoria de motocicletas é a categoria A. Com esta habilitação você pode pilotar qualquer tipo de motocicleta. Já a categoria B é para carros de passeio, Uber e taxis, até 8 pessoas. Quem tem uma habilitação A ou B e deseja tirar outras, não precisa fazer prova teórica. Apenas aulas e prova prática para inclusão de categoria.

É importante lembrar que as motos de até 50 cilindradas e que não ultrapassem 50 Km/h, as famosas cinquentinhas, precisam apenas da ACC e não da CNH, como veremos mais a frente.

Como tirar habilitação de moto?

O processo para tirar a habilitação pela primeira vez é o maior de todos. Já a renovação CNH é o que corre mais rápido. Para tirar a primeira habilitação na categoria A (motos) você precisa seguir o passo a passo que mostramos mais abaixo. Caso você já tenha habilitação em outras categorias, vai precisar apenas solicitar a inclusão da categoria A em seu documento, o que exige apenas as aulas práticas na motocicleta.

Para renovar a habilitação, você precisa apenas fazer o exame médico, não precisa passar por aulas novamente. A não ser que você tenha perdido a carteira por suspensão ou cassação, caso tenha extrapolado a pontuação CNH máxima permitida, que é de 20 pontos. Nesse caso, você vai ter que passar pelo curso de reciclagem.

Uma excelente dica para quem quer tirar habilitação em 2019 para moto ou carro e já dirige sem habilitação, é frequentar as aulas práticas com bastante atenção, para se livrar dos vícios que temos na hora de dirigir.

  • Não colocar o cinto antes de ligar o carro;
  • Não ajeitar o retrovisor;
  • Dirigir com 1 mão no volante;
  • Manter a mão na marcha;
  • Não dar seta frequentemente.

Habilitação de Moto

São casos bastante comuns de reprovação no Detran, que podem ser evitados. Quem reprova paga novas taxas para fazer a prova novamente e o processo acaba saindo ainda mais caro!

Para comprar moto, precisa de habilitação?

Para comprar uma moto, bem como qualquer outro tipo de veículo ou bem, não é preciso ter habilitação. Entretanto, bancos e financeiras dão crédito com mais facilidade a quem já é habilitado. Já para comprar a vista, não faz diferença. Mas lembre-se de chamar alguém habilitado para retirar o veículo pra você.

Já para pilotar moto ou dirigir qualquer veículo, mesmo que não seja próprio, é obrigatória a Carteira Nacional de Habilitação.

A primeira dúvida que sempre surge e que vamos esclarecer aqui é como tirar a carteira para motos em 2019. Algumas regras do Detran vão sendo modificadas ao longo do tempo, como a vistoria anual que se tornou desnecessária no Rio de Janeiro—RJ em 2019. Porém as regras relativas a obtenção da CNH, seja para moto ou carro não sofreram mudanças.

Os requisitos para quem deseja tirar a primeira habilitação em qualquer categoria são os mesmos:

  • ser maior de 18 anos;
  • saber ler e escrever;
  • possuir documento de identificação;
  • possuir CPF

A primeira habilitação pode ser solicitada nas categorias A, B, ACC, AB ou ACCB. Falaremos sobre a ACC mais a frente, por hora vamos nos ater a categoria A.

Como explicado acima, quem já possui a categoria B, C, D ou E, não precisa fazer aulas teóricas, o processo é de inclusão de categoria e exige apenas aulas práticas.

Passo a passo como tirar carteira de moto

O processo para obter a primeira habilitação de moto é grande, mas é bem simples. Você é obrigado a frequentar as aulas em uma autoescola, preços e condições devem ser pesquisados, porque variam muito em cada região, seja RJ, SP ou outros estados e bairros, os preços são bem distintos.

Veja os passos:

  1. Matrícula na autoescola;
  2. Assistir as aulas teóricas;
  3. Pagar e agendar exames físicos e psicológicos;
  4. Passar nos exames físicos e psicológicos;
  5. Pagar e agendar o exame teórico;
  6. Passar no exame teórico;
  7. Fazer aulas práticas;
  8. Pagar e agendar prova prática;
  9. Passar na prova prática;
  10. Pagar o Detran para emissão da CNH;
  11. Retirar a CNH no posto do Detran.

Como tirar habilitação de moto

Apesar de parecer muita coisa, o processo é até bem rápido e a própria autoescola ajuda, orientando o que precisa ser feito. Caso o aluno fique reprovado em algum exame ou prova, vai precisar pagar nova taxa e reagendar e, só depois de passar de uma fase, poderá ir para as outras. Confira outras questões importantes abaixo:

Quanto tempo leva para tirar CNH de moto?

As autoescolas ou CFC – Centro de Formação de Condutores seguem as regras do Detran quanto ao número de horas-aula que é preciso cumprir e o número de aulas práticas que é preciso fazer, seja no simulador ou no veículo mesmo.

O curso teórico – técnico tem 45 horas que devem ser cumpridas em aulas presenciais, divididas nas seguintes matérias: Legislação, Direção defensiva, Primeiros Socorros, meio Ambiente e Noções de Mecânica.

Além disso, será preciso cumprir as 20 horas de aulas práticas. No total, em aulas serão 65 horas aproximadamente. Algumas autoescolas permitem fazer até 10 aulas no mesmo dia, mas isso varia também de acordo com a sua própria disponibilidade.

Normalmente, entre 1 a 2 meses você consegue tirar a sua habilitação para motocicletas, bem como para carros.

Continue tirando todas as suas dúvidas para depois já começar a pesquisar preços. Siga as dicas de preço abaixo:

Quanto custa tirar habilitação de moto?

O valor é a soma do preço da autoescola com as taxas do Detran e os preços de autoescola variam muito. Já as taxas do Detran são fixas. Por isso, siga as nossas dicas para economizar um bom dinheiro não caindo nas armadilhas das autoescolas:

  1. Pesquise e compare os preços, levando cada orçamento de uma autoescola na outra;
  2. Verifique os preços das taxas do Detran, pois tem autoescola que oferece os serviços cobrando mais caro, como agendamentos de provas e exames, por exemplo, que você mesmo pode pagar e agendar online;
  3. Verifique tudo que a escola oferece antes de se matricular, pois existem algumas autoescolas que cobram barato demais para embutir coisas necessárias depois, cobrando por fora.

Em média, o custo total gira em torno de 2 mil reais para tirar habilitação de moto e carro. Para tirar só de moto vai em média R$1.300,00. Já a Autorização para Conduzir Ciclomotor, que veremos adiante o que é, custa a metade do preço, em torno de R$ 1.000.

Tabela com os preços para tirar carteira de moto:

Primeira Habilitação de Moto Valor Instituição
Exame Clínico e Oftalmológico 115,00 Clinica
Avaliação Psicológica (Psicotécnico) 175,00 Clinica
Custo Operacional 58,08 Clinica
Taxa do Detran 255,00 DETRAN
Curso Teórico  + 20 Aulas Moto + veiculo para 1º exame 750,00 Autoescola
TOTAL 1353,08

Quanto custa tirar habilitação de moto

Você vai ter como custos o valor das aulas teóricas e aulas práticas. A taxa para realizar o exame médico e psicológico. Algumas outras taxas do Detran e da autoescola, que variam de acordo com a instituição, como materiais de estudo e aluguel do carro para a prova prática.

Você também pode tirar a CNH gratuitamente através do Programa CNH Social. Quem é de família de baixa renda e deseja tirar a carta de moto ou carro para trabalhar, pode se inscrever no programa, bastando cumprir os requisitos exigidos pelo Governo.

Quais motos não precisam de habilitação em 2019?

Existem alguns modelos de motocicletas que, até 2016, não precisavam de documento específico para serem pilotadas. Porém, devido ao alto número de acidentes, passou a ser exigido um documento chamado ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor.

Estas eram as famosas motos “cinquentinha” de 50 cilindradas, como as Scooter, Zig e Shineray. Agora, moto de 50 cilindradas precisa de habilitação em 2019. Mesmo que sejam mobiletes ou moto elétrica, se a velocidade ultrapassar os 50 Km/h ou a potência passar de 50 cilindradas, é obrigatória a CNH para motos, na categoria A.

Para obter a ACC e poder pilotar motos até 50 cilindradas e que não ultrapassem 50 Km/h custa em média a metade do preço e demora a metade do tempo, mas ainda é preciso frequentar a autoescola e fazer as provas.

Por falar em acidentes, motos são muito perigosas e muitas pessoas morrem, ficam mutiladas ou aleijadas devido à imprudência ou imperícia no controle da motocicleta. Além disso, deve-se ter cuidado também com o risco de acidentes provocados por outros condutores. Sendo assim, confira uma lista de sugestão de equipamentos para pilotar motos publicada pelo Extra:

  • Antena corta-linha
  • Joelheiras
  • Viseira
  • Capacete
  • Jaqueta
  • Calças compridas
  • Cotoveleiras
  • Botas ou sapatos resistentes

Outras dicas de segurança, já na parte da direção, são igualmente importantes. Procure estar sempre ocupando a posição de um carro e, caso haja necessidade de entrar no “corredor” quando o trânsito parar, modere na velocidade e fique atento aos pneus dos carros à frente. A posição dos pneus, quando alinhados, é a correta. Já quando perceber que os pneus estão virados com o carro parado no engarrafamento, significa que o motorista tem a intenção de mudar de faixa e pode cruzar na sua frente.

Cuidado também com a abertura de portas e braços para fora das janelas.

Curiosidade: carteira B pode dirigir van, caminhão, Kombi e outros?

A carteira A serve apenas para pilotar motocicletas e a carteira B para carros até 8 passageiros. Para dirigir Kombis, a carteira exigida é a B, porém, se o veículo ultrapassar 3.500 kg é necessário a habilitação C. Para vans e pequenos caminhões sem articulação, é necessário tirar a carteira C.

Já para ônibus que transportam mais de 8 pessoas, mesmo os micros, o Detran exige a categoria D. A habilitação E é a carteira para caminhões articulados, as famosas carretas. Veja o que estipula o Código de Trânsito Brasileiro a respeito das categorias de habilitação:

Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I – Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II – Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III – Categoria C – condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV – Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

V – Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

Dicas para tirar carteira de moto

Veja um resumão das dicas sobre habilitação de moto, para você que não tem habilitação ainda ou pra quem já tem e gostaria de adicionar a categoria A:

  1. Se você é de família de baixa renda, procure assistência para tirar sua habilitação grátis através do Programa CNH Social.
  2. Se você vai fazer autoescola desde o começo, pesquise preços e compare orçamentos de uma escola na outra.
  3. Separe todo o dinheiro que você vai precisar ao longo do processo e, se possível, já pague todas as taxas.
  4. Estude muito e não reprove nos exames, porque serão cobradas novas taxas.
  5. Caso precise comprar uma moto e ainda não tenha habilitação, leve alguém habilitado para retirar o veículo.
  6. Quem vai pilotar apenas “cinquentinhas” não precisa da habilitação comum, apenas da ACC.
  7. Se você vai apenas adicionar a categoria de motos em sua carteira, procure a autoescola para fazer apenas aulas práticas.
  8. Motos são perigosas, procure seguir as leis de trânsito e andar sempre com todos os equipamentos de segurança previstos como obrigatórios e alguns outros.

Estamos começando um trabalho para sermos  um mega portal com conteúdos completos sobre assuntos de interesse dos nossos leitores. Ajude compartilhando esse artigo e deixando aquele like legal aqui embaixo. Deixe também um comentário, crítica, sugestão ou qualquer dúvida que você tenha ficado ainda sobre como tirar habilitação de moto.