Consultar o IMEI do Celular Android ou iPhone

Consultar IMEI do celular Android e iPhone

Consultar o IMEI do celular é extremamente útil, mesmo que seja para matar a curiosidade. Mas checar IMEI também pode te livrar de problemas muito sérios. Por exemplo, se você está pensando em comprar um celular de alguém, precisa aprender a consultar IMEI de celular para saber se não é roubado, pois receptação de produto de furto ou roubo é crime!

Se o celular é roubado, pirata ou se encontra em qualquer outra situação irregular perante a Anatel, ele corre risco de ser bloqueado. Para os técnicos, essa tarefa também é sempre necessária. Aprenda agora 10 formas de consultar o IMEI do celular, seja Android ou iPhone, seja também outras curiosidades que ninguém te conta!

Como consultar IMEI do celular rapidamente

Mesmo que você seja completamente leigo, é possível aprender. O IMEI é um número de identificação global de cada aparelho de celular. A sigla é de International Mobile Equipment Identity que, em português, significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Existe um número IMEI único para cada telefone, gravado de fábrica e que precisam de licença. Só quem tem a licença são as fábricas legalizadas, como a Samsung, Apple, Motorola, LG e outras.

Esses números são registrados no banco de dados da Associação Global de Operadoras Móveis – GSMA. Portanto, mesmo que o seu aparelho seja comprado nos EUA ou importado da China, pode ficar despreocupado que ele não será considerado pirata ou ilegal e não será bloqueado pela Anatel.

1- Aplicativo Comprova IMEI

Este aplicativo acesa as bases de dados oficiais que tem registro do IMEI e promete 100% de confiabilidade. Além de verificar IMEI ele mostra as letras SE quando existe denúncia de roubo no registro. A sigla NO significa que o celular está ok e não possui restrições.

Ele fornece informações nacionais e internacionais, consultando a base de dados da GSMA.

DOWNLOAD
Aplicativo Comprova IMEI

2- Aplicativo Meu IMEI

Abrindo o aplicativo você já tem acesso ao número IMEI imediatamente. O app também fornece a opção de armazenar informações, ID do dispositivo diretamente em sua conta no Google Drive. Em caso de necessidade você pode usar qualquer dispositivo logado a sua conta do Google e acessa o IMEI rapidamente.

Também é armazenada uma cópia das informações em arquivo de texto para envio ou compartilhamento.

DOWNLOAD

Aplicativo Meu IMEI

Curiosidade: Rastrear o celular pelo IMEI, é possível?

Por ser um número de autenticação usado pelas operadoras de telefonia para permitir que o aparelho acesse as redes móveis. Infelizmente, ele não serve para rastrear o celular, mas é útil para bloqueá-lo. Através do IMEI, que é apenas uma numeração, não se pode monitorar o telefone, principalmente se ele estiver desligado!

Porém, ao ser acionado, se houver pedido de bloqueio, as operadoras poderão impedir que o aparelho autentique na rede e ele não vai funcionar. Quando um roubo ou furto é relatado, o IMEI daquele aparelho entra em uma lista negra das operadoras: Vivo, Claro, Tim, Oi e outras….nenhuma delas permite o uso da rede.

Acompanhe a célula capilar IMEI

Embora não seja possível rastrear pelo IMEI, é possível fazê-lo de outras formas, tanto no Android quanto no iPhone. Veja a seguir. No Android, acesse Google Play e faça login com a conta Google cadastrada no dispositivo a ser rastreado. Em seguida, clique na engrenagem no canto superior direito e vá em “Gerenciador de dispositivos. Insira novamente a senha e o Google já localiza o seu telefone exibindo um mapa do Google Maps.

Vão aparecer 3 opções de comandos remotos que podem ser utilizados: emitir um som para localização, caso tenha apenas perdido, exibir na tela número de contato e texto para que quem encontrou o aparelho entre em contato com você ou então apagar remotamente todo o conteúdo do celular.

No iPhone, você precisa acessa a nuvem da Apple no iCloud e fazer login. Clique em buscar iPhone e pronto. As mesmas opções de comandos remotos para Android também estão disponíveis no sistema da Apple.

3- Discar um código secreto para saber o IMEI

A maioria dos telefones são configurados com um código padrão que exibe o número quando digitado no teclado do aplicativo de ligações telefônicas. Este código é o *#06#. Este método é muito utilizado pelos técnicos. É bom lembrar que podem aparecer dois números IMEI, como veremos adiante e saberemos o motivo.

Também é importante saber que existem outros códigos que servem para as mais distintas finalidades e você deve ter cuidado para não mexer em configurações que inutilizem seu celular. Caso você digite este código secreto e apareça qualquer outra informação, desligue e ligue o aparelho, fazendo o chamado reinicio.

Código *#06# para descobrir IMEI

4- IMEI na caixa original do celular e nota fiscal

O IMEI também vem abaixo dos códigos de barras das etiquetas das caixas de celulares originais. E nas notas fiscais de compra também é possível identificá-lo. Uma boa dica para saber se o celular é roubado é comparar o IMEI que aparece na tela com o IMEI da caixa, caso ele esteja sendo oferecido com caixa.

Comparar duas ou três formas de consultar o IMEI pode ajudar a identificar um produto roubado ou pirata e você se livra de um problema bem grande.

IMEI na caixa original do celular

Como descobrir se o celular é falso pelo IMEI

Descobrir se o celular é falso pelo IMEI

Anatel já bloqueou mais de 140 mil telefones piratas em todo o Brasil e se você tem dúvidas se o seu também pode estar na lista, acompanhe. Como acabamos de mostrar, uma ótima dica é comparar todas as formas possíveis de verificar o IMEI antes da compra.

Outra maneira de descobrir se o celular é pirata pelo número do IMEI é comparar o número e modelo cadastrado. Basta anotar o código e acessar o site imei24.com que mostra o modelo e a foto do aparelho original que teve esse IMEI inicialmente registrado. Ou ainda, através do site da ANATEL, como veremos adiante.

5- Oculta não celular – número IMEI

Se você retirar a bateria do seu smartphone poderá ver uma etiqueta que mostra o número. Porém, esta opção não está disponível para todos os tipos de aparelhos com facilidade, pois alguns são lacrados, com as chamadas baterias internas. Talvez você não consiga ver essa etiqueta se não desmontar completamente o seu telefone.

Caso seja leigo, deixe essa tarefa a cargo de um técnico especializado, ou então tente a opção de digitar *#06#, como vimos acima.

6- Google mostra o IMEI?

Sim, mas apenas para aparelhos Android. Para iPhones, você precisa acessar a sua conta na Apple e checar as informações dos aparelhos vinculados a essa conta. Já Android é vinculado a contas Google, acessando essas contas você também pode verificar seus aparelhos que fazem login nelas.

Também é possível tentar localizar o aparelho perdido ou roubado através do serviço “Encontre meu dispositivo” disponível em google.com/android/find.

7- IMEI pelo iTunes, dá pra descobrir?

O iTunes é um aplicativo desenvolvido pela Apple para reproduzir áudio e vídeo, organizar arquivos de música e vídeos digitais e também comprar arquivos de mídia. É possível ver o número do IMEI nas configurações do app.

  • Para isso, abra o aplicativo;
  • Localize o seu dispositivo logado;
  • Depois clique na aba “Resumo”;
  • Agora veja as informações do sistema.

Mesmo se o dispositivo não estiver com você, ao fazer login no iTunes ou em qualquer outro app com a sua conta da Apple, você consegue verificar as informações de todos os aparelhos que você já usou para logar nos aplicativos. Um recurso muito utilizado é a central de controle do Apple ID.

IMEI pelo iTunes

BLOQUEAR celular roubado ou perdido, como fazer?

Se você teve o celular roubado, furtado ou perdeu em algum lugar e não te devolveram, você pode facilmente inutilizar o aparelho bloqueando o uso do mesmo. Basta entrar em contato com a sua operadora e confirmar seus dados pessoais, informar o IMEI e solicitar o bloqueio.

O bloqueio do aparelho na sua operadora é informado a todas as outras e o telefone fica em uma lista negra, sendo impedido de autenticar em qualquer rede móvel, de todas as operadoras. Quando você encontrar o aparelho, poderá solicitar o desbloqueio da mesma forma.

8- Explore as configurações secretas do Android

Acesse as configurações do seu Android e em seguida clique em “Sistema”. Depois vá até a aba “Sobre o dispositivo” e clique em “Status”. Nessa janela, é possível verificar a opção “Informações de IMEI”.

É bom lembrar que alguns celulares com versões mais antigas do Android são um pouco diferentes, mas não tanto. Este passo a passo é para a versão Android 7.1 Nougat instalada em um Motorola Z2 Force. Aparelhos da Samsung, LG etc. com versões distintas podem variar um pouco.

9- Explore as configurações secretas do iPhone

Para saber o IMEI através das configurações de um iPhone, que opera o sistema iOS da Apple, você precisa acessar “Ajuste” e depois “Geral”. Em seguida, vá até a aba “Sobre” e vários códigos serão exibidos. Através desta configuração você consulta não somente o IMEI, mas também o modelo do celular (código do modelo), número de série, redes wi-fi e bluetooth, versão do modem e outros.

Também é possível buscar IMEI de iPhones gravados nas bandejas dos chips ou na parte traseira do aparelho. Se o aparelho tem duas ou mais entradas para chips, é o caso que tratamos agora abaixo, no próximo tópico.

Configurações secretas do iPhone

Dois códigos IMEI no mesmo telefone, pode isso Arnaldo?

Pode sim! A regra é clara: se o celular for dual sim, ou seja, com entrada para dois chips, ele possui 2 matrículas na rede de telefonia e cada uma precisa de um número IMEI diferente. Por isso, pode ser que você encontre dois números bem parecidos juntos quando for consultar o seu. A regra vale também para modelos com 3 ou mais entradas de chips.

10- Site oficial da Anatel mostra o IMEI?

O site oficial da Anatel não mostra o IMEI de cada celular, mas oferece uma série de serviços que são prestados através deste código. O próprio site orienta encontrar o IMEI na etiqueta da caixa, dentro do aparelho, na nota fiscal ou através da entrada *#06# no aplicativo de ligações do celular.

Com o IMEI em mãos, o site da Anatel oferece serviços como consultar a situação de regularidade do aparelho. A Anatel lembra ainda alguns dos vários fatores importância de consultar o IMEI, como veremos no último tópico, logo a seguir.

Site da Anatel

Importância de consultar o IMEI

Como vimos, existem muitos motivos importantes que podem demonstrar a necessidade de consultar o IMEI de um aparelho de telefone celular. Sem dúvidas, o maior problema é comprar um celular pirata ou um celular roubado. Muitos IMEI são clonados e mesmo que você não saiba de nada que possa ter problemas em seu telefone, é bom checar IMEI sempre para saber se o seu não foi clonado e não ter seu telefone impedido de acessar a rede pela Anatel.

Assim você tem a garantia de que seu celular está desbloqueado e livre de problemas. Outro ponto importante em checar IMEI de celulares é para técnicos novos e inexperientes, que podem acabar receptando um produto de roubo ou furto em seus estabelecimentos ou mesmo dentro das suas próprias residências. Se você é técnico, cheque sempre o IMEI para receber um celular e executar reparos.

Outra medida de segurança que vale a pena lembrar é que se você checar o IMEI e anotar em lugar seguro, caso não tenha a caixa e nem a nota fiscal, ficará muito mais simples bloquear celular através do IMEI em caso de roubo.

Conclusão

O Portal Rei quer se tornar o mais completo portal de assuntos gerais, onde você poderá encontrar artigos realmente interessantes e que resolvam o seu problema de primeira, sempre que você precisar. Se esse artigo foi útil pra você e você encontrou o que buscava, ajude compartilhando e comentando, além de deixar aquele like maroto aqui embaixo! Obrigado por acessar o Portal Rei!